A matemática é a disciplina mais odiada do mundo?

Este post é apenas uma resposta a uma crítica, não uma resposta absoluta à pergunta do título (apesar de apresentar alguns dados relevantes).

O caso é o seguinte: divulguei numa comunidade do orkut o link “Por que a matemática é a disciplina mais odiada do mundo?”. Uma pessoa da comunidade perguntou se eu tenho dados estatísticos, pois tinha a impressão que se eu fizesse uma pesquisa encontraria tanto “odeio matemática” quanto "odeio português", "odeio química", "odeio biologia", "odeio física", etc.

Como resposta coletei alguns dados, de uma maneira muito simples, confira abaixo.

Mas antes uma palavrinha:
Quem leu o texto do mencionado link com o mínimo de atenção percebeu que o meu objetivo não era saber se de fato a matemática é “a disciplina mais odiada do mundo”, nem sequer dependia disso, o que escrevi lá terá a mesma relevância se a matemática for ou não for a mais odiada, a única coisa que importa é que a matemática é bastante odiada, e não preciso fazer um levantamento estatístico para saber disso. Eu acredito que a matemática tem um motivo especial e só dela para que seja odiada, e foi isso que tentei destacar naquele post.

Vamos aos dados:
Fiz uma pequena pesquisa nas próprias comunidades do orkut: apenas digitei "odeio [nome da disciplina]". Veja os resultados das quatro comunidades mais populares para cada disciplina (dados coletados no dia 14 de agosto de 2010):

Disciplina

número de membros (mil) - quatro primeiras
Matemática 227 60 27 16
Português 31 4 2 1
Física 11 4 3 1
História 7 6 2 1
Química 7 3 0 0
Geografia 7 2 0 0
Educ. Física 3 1 0 0
Artes 2 1 0 0
Biologia 2 0 0 0
Filosofia 2 0 0 0
Sociologia 0 0 0 0

Além do número de membros, a matemática superou as outras com muita folga no número de comunidades relacionadas.

De qualquer maneira, considero as reflexões de “Por que a matemática é a disciplina mais odiada do mundo?” muito mais importantes que os números apresentados nesta. Aliás, quando estava anotando esses dados eu até sentia-me perdendo tempo. Precisava mesmo dessa pesquisa?


Postagem relacionada

Marcadores: , , ,