A Grande Viagem na Maionese: Deus e Matemática

Encontrei por acaso este endereço do WikiLivros que trata de um monte de bobagens sobre o assunto ‘Deus e a Matemática’ (onde encontrei a imagem ao lado), que me inspirou a escrever este post.

Eu deveria deixar para escrever sobre isso mais tarde, quando já tivesse explicado no Experiências na Matemática mais dos meus pensamentos sobre matemática. Mas vou aproveitar que recentamente (dia 2 de setembro de 2010) Stephen Hawking afirmou, dentre outras coisas, que "Não é necessário que evoquemos Deus para iluminar as coisas e criar o universo".

A matemática é criação humana, pura e simplesmente isso. Qualquer especulação ontológica da matemática de modo independente de quem a pense ou pratica é perda de tempo, de fato acaba parecendo que há alguma iluminação divina regendo as “leis matemáticas do universo”. A matemática está na nossa mente, na nossa consciência, é aí que deve-se buscar o seu significado. Enfim, esse assunto será melhor abordado futuramente no Experiências na Matemática.

O que me surpreende é como tantos grandes pensadores falaram coisas estranhas sobre Deus e Matemática, veja:

Tudo isso me faz acreditar que pensar demais em matemática e só em matemática é uma coisa perigosamente alienadora.

Invés de perder tempo falando besteira, numa visão ingenuamente viciada no trabalho matemático, é melhor pesquisar a sua própria essência, a essência da sua consciência. A matemática é consequência disso, é meramente um assunto secundário (sendo otimista).

Marcadores: ,