Carta ao Estudante, por Manfredo P. do Carmo



Lembro que esta carta estava rolando nas coisas do PET Matemática UFPR, em 2008, quando eu era do grupo, mas não lembro como ela foi parar lá. O importante é que a carta é boa e merece ser divulgada.

Não consegui encontrá-la na internet, então segue abaixo a carta do professor Manfredo Perdigão do Carmo:



“Ao estudante,

Diz-se que a matemática é o terror dos estudantes. Isso precisa continuar assim?
Acho que não. Então, o que é preciso fazer?

O que é preciso é não deixar que o medo paralise o cérebro. Aprender matemática é aprender a pensar sozinho e com segurança. Você precisa saber o significado de cada palavra, e só aceitar aquilo que a sua cabeça compreende. Se necessário, peça ajuda (do professor, dos colegas, de quem puder), mas nunca aceite o que não está entendendo. Algumas pessoas podem aprender mais matemática do que outras, mas todas as pessoas podem aprender alguma matemática. Essas pessoas terão então aprendido a pensar com independência, o que lhes será útil para o resto de suas vidas.

Se você tiver uma queda para a matemática, provavelmente já sabe tudo o que eu disse antes. Mas, quer você tenha ou não um gosto especial pela matemática, o saber alguma matemática lhe fará estas duas coisas: um método poderoso de entender o que se passa ao seu redor, e, mais importante ainda, um hábito de pensar com clareza e segurança.”


Manfredo Perdigão do Carmo,
Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2007.

IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O professor Manfredo Perdigão do Carmo é um dos maiores matemáticos brasileiros de todos os tempos, você pode saber mais sobre ele clicando aqui (um pequeno texto do site da Sociedade Brasileira de Matemática).

Marcadores: